Notícias

favicon
amamentação

Importância da Amamentação

A importância do aleitamento materno.

Você sabia?

Que o leite materno é o melhor alimento que você pode oferecer ao seu bebê, veja os inúmeros benefícios que ele proporciona tanto para o bebê quanto para a mãe.

O sucesso do aleitamento às vezes depende de pequenos detalhes, como os cuidados com os seios, o tipo de sutiã e até a posição em que a criança mama. Amamentar já foi um ato instintivo e ninguém precisava “aprender” a dar o peito aos filhos. Mas as chupetas, mamadeiras e fórmulas infantis ganharam espaço e esse saber se perdeu. Hoje, a ciência prova o que as nossas tataravós apenas intuíam: o leite materno é, de longe, o melhor alimento nos primeiros anos de vida. Mais potente do que qualquer vacina, sozinho pode evitar 13% das mortes de crianças com menos de 5 anos por causas passíveis de prevenção. A conclusão é de um estudo recém-publicado na revista The Lancet, uma das mais conceituadas publicações no meio científico.

É que o leite humano é “vivo”. Ou seja, sua composição se modifica a cada mamada acompanhando as necessidades do bebê. Além de proteínas e vitaminas, possui anticorpos, que diminuem os riscos de infecções respiratórias, diarreias, alergias, otites e até previnem doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Também para a mãe, amamentar traz inúmeras vantagens. Você perde peso com mais facilidade e tem menos sangramento no pós-parto. Além disso, pesquisas em 30 países constataram que o risco de câncer de mama diminui 4,3% a cada 12 meses de amamentação.
Números da ciência postos de lado, o que leva muitas mulheres a amamentar e a continuar amamentando os seus filhos é o prazer da intimidade e o vínculo afetivo com a criança. É, sem dúvida, uma excelente maneira de começar uma relação tão importante e duradoura.

Vale lembrar que O Ministério da Saúde (MS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), alertam sobre a importância do aleitamento materno nos 6 primeiros meses de vida, que deve ser o alimento exclusivo do bebê, e que traz diversos benefícios aos pequenos e as suas mamães. Viva a mãe natureza!