Blog

favicon
câncer de mama

Câncer de mama: 6 formas de prevenir a doença

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Por isso, foi criada a campanha Outubro Rosa para conscientizar sobre os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce.

Conforme aponta uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente em 2022, estima-se que ocorrerão 66 mil novos casos da doença no Brasil, o que corresponde a uma parcela de 43,74 casos a cada 100 mil mulheres. 

O lado positivo é que, com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, o câncer de mama tem altas chances de cura chegando a 95% quando o câncer é detectado em estágio inicial.

Além disso, a adoção de um estilo de vida saudável pode prevenir o surgimento de tumores mamários, sobretudo quando os bons hábitos são praticados desde a juventude. 

Veja, a seguir, quais atitudes você deve tomar para prevenir o câncer de mama

 

1. Evite o consumo de álcool

 

Ingerir bebidas alcoólicas regularmente pode predispor o organismo a vários tipos de câncer, inclusive ao câncer de mama, já que o álcool eleva os níveis de estrogênio em um grau extremamente prejudicial.

Uma pesquisa realizada em 2015 por cientistas da Harvard TH Chan School of Public Health constatou que até mesmo uma bebida por dia pode aumentar a probabilidade de uma mulher desenvolver tumores mamários em até 13%.

Em mulheres entre 12 e 21 anos, período de desenvolvimento dos seios, e antes da primeira gravidez, o consumo de bebidas alcoólicas aumenta em 40% a chance de ter a doença. Por isso, se o seu objetivo é prevenir o câncer de mama, evite o consumo de bebidas alcóolicas.

 

2. Tenha uma rotina de exercícios físicos

 

Todo mundo sabe que movimentar o corpo faz bem à saúde do corpo e da mente. Mas, de acordo com um estudo do JAMA Oncology,  a atividade física regular também pode diminuir o risco de uma pessoa desenvolver câncer de mama. 

Isso porque o exercício reduz a inflamação do organismo, melhora o sistema imunológico e combate o excesso de gordura corporal, que está associado a um menor risco de tumores mamários.  Portanto, o ideal é praticar pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, conforme recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

3. Invista em uma dieta equilibrada

 

Uma alimentação balanceada, à base de frutas e vegetais, contribui para a saúde de todo o organismo e pode prevenir o câncer de mama. Ao menos é o que aponta um estudo realizado por Maryam Farvid, pesquisadora associada do Massachusetts General Hospital.  

Ao coletar informações alimentares de 90.000 mulheres, descobriu-se que aquelas que ingeriam cerca de três porções diárias de frutas quando eram adolescentes tinham uma chance 25% menor de desenvolver tumores mamários na idade adulta, quando comparadas àquelas que consumiam menos frutas.

Por isso, se você deseja prevenir o câncer de mama, aposte em uma dieta saudável e equilibrada, com baixa ingestão de alimentos processados e rica em alimentos naturais.

 

4. Não fume

 

O hábito de fumar está diretamente associado ao câncer de pulmão, mas alguns estudos apontam que as substâncias tóxicas do cigarro também podem elevar a probabilidade de uma pessoa desenvolver câncer de mama. Uma pesquisa, publicada em 2017 na revista Breast Cancer Research, constatou que esse risco pode ser potencialmente elevado para as pessoas que começaram a fumar ainda na juventude, devido à forma como o cigarro prejudica as vias hormonais no processo de desenvolvimento das mamas.

 

5. Amamente seus bebês

 

De acordo com uma pesquisa publicada pela PUC-RS, durante o aleitamento materno, os níveis de alguns hormônios que favorecem o surgimento do câncer de mama caem significativamente no organismo da mulher.

Além disso, a amamentação estimula a renovação celular, diminuindo o risco de lesões que poderiam desencadear tumores mamários. Assim, quanto mais a mulher amamentar seus filhos, menor o risco de ter câncer de mama.

 

6. Avalie se existe a necessidade de terapia de reposição hormonal

 

Um estudo de 2016 do JAMA Oncology descobriu que evitar a terapia de reposição hormonal (TRH) durante a menopausa pode reduzir consideravelmente as chances de desenvolvimento do câncer de mama.

A TRH visa repor os níveis de hormônios como estrogênio e progesterona, ajudando a aliviar os sintomas da menopausa, como a fadiga e as ondas de calor. Mas o estudo também constatou que ela pode elevar a probabilidade de desenvolvimento de tumores mamários, fazendo com que os benefícios da terapia não valham a pena para muitas mulheres. 

Portanto, se você está na menopausa e considera fazer TRH, avalie seu caso criteriosamente com o seu médico.

 

A importância dos exames preventivos

 

A realização do exame de mamografia anual é imprescindível para as mulheres com mais de 40 anos, uma vez que este exame de diagnósticos por imagem permite detectar tumores, quando detectados em seu estágio inicial as chances de cura são altas, chegando a 95 %, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia.

Mais precisamente, o exame de mamografia avalia as condições do tecido mamário através de radiografias, possibilitando ao médico radiologista a visualização de quaisquer anormalidades nas mamas, com o resultado em mãos a paciente levará para o médico mastologista fazer a avaliação. Vale lembrar, que se houver histórico de câncer de mama na família a mulher deve realizar o exame de mamografia a partir de 35 anos, anualmente. 

Após a realização da mamografia, outros exames de imagem complementares como a ultrassonografia das mamas e a ressonância magnética podem ser solicitados pelo seu médico mastologista, para a obtenção de um diagnóstico mais apurado, se houver suspeita de malignidade  muitas vezes é preciso realizar a punção da mama.

Mulheres jovens abaixo dos 40 anos devem realizar o exame de ultrassonografia das mamas para um acompanhamento de rotina, conforme a solicitação da médica ginecologista.

Ao realizar todos os anos seus exames preventivos para manter a saúde, é possível garantir um maior cuidado com a saúde e se for o caso um  tratamento precoce de um possível tumor e reduzindo assim as taxas de mortalidade da doença.

 

Clínica Ponto Alto Imagem – Referência em exames de diagnósticos por imagem

 

Se você ainda não realizou seu exame de mamografia ou ultrassonografia das mamas anual, não deixe de agendar seu exame aqui na Clínica Ponto Alto Imagem, contamos com equipamentos avançados de alta tecnologia, médicos radiologistas renomados para um laudo de confiança e um atendimento humanizado para atender os pacientes de Salvador e região.

Além de investir constantemente em medicina de excelência com equipe médica renomada, tecnologias de última geração, infraestrutura e capacitação contínua, a Clínica Ponto Alto Imagem aceita diversos planos de saúde,  tem valores acessíveis e condições de pagamento flexíveis. Dessa forma, oferece  mais comodidade, facilidade e bem estar  aos pacientes.

Para saber mais informações e agendar seus exames, entre em contato com a clínica através  Whatsapp (71) 99975-4002 ou ligue para a central de marcação (71) 3017-5831.