Blog

favicon
Blog Tomografia - PONTO ALTO IMAGEM

Tomografia Computadorizada: descubra como funciona

O termo “tomografia computadorizada”, ou TC, refere-se a um exame de imagem no qual um feixe estreito de raios-x é direcionado a um paciente e rapidamente girado ao redor do seu corpo, produzindo sinais que são processados pelo computador para gerar imagens transversais, ou “fatias”.

 

Essas fatias são chamadas de imagens tomográficas e podem fornecer ao médico informações mais detalhadas do que as radiografias convencionais.

 

Uma vez que várias partes sucessivas são coletadas pelo computador da máquina, elas podem ser combinadas digitalmente para formar uma imagem tridimensional (3D) do paciente que permite a identificação mais fácil de estruturas internas do seu corpo e de possíveis  anormalidades.

 

Para que serve a tomografia computadorizada?

 

Os médicos solicitam exames de tomografia computadorizada por diversas razões:

 

  • Poder detectar problemas ósseos e articulares, como fraturas ósseas complexas.
  • Se você tem uma condição como câncer, doença cardíaca, enfisema ou massas hepáticas, a tomografia computadorizada pode detectá-la ou ajudar os médicos a analisar quaisquer alterações.
  • A TC mostra lesões internas e sangramentos, como os causados por um acidente veicular.
  • O exame pode ajudar a localizar tumores, coágulos sanguíneos, excesso de líquido ou uma infecção.
  • Os médicos usam a tomografia computadorizada para orientar planos e procedimentos de tratamento, como biópsias, cirurgias e radioterapia.
  • Elas também servem para descobrir se os tratamentos estão funcionando. Por exemplo, as varreduras de um tumor ao longo do tempo podem mostrar se ele está respondendo à quimioterapia ou à radiação.

 

Como o exame é realizado?

 

Para realizar a TC, é fundamental remover do seu corpo quaisquer tipos de acessórios metálicos. Também será solicitado que você vista uma roupa especial fornecida pela clínica.

 

A tomografia computadorizada é conduzida por um técnico em radiologia. Durante o exame, você se deitará em uma mesa dentro de uma grande máquina em forma  de tubo. À medida que a mesa se move lentamente pelo scanner, os raios X giram em torno de seu corpo.

 

É normal ouvir um zumbido ou barulho. O movimento do corpo pode borrar a imagem, então o técnico solicitará que você fique imóvel.

 

A duração do exame dependerá de quais partes do seu corpo estão sendo examinadas. Pode levar de alguns minutos a uma hora.

 

As imagens serão geradas e em seguida, um médico radiologista terá acesso às imagens e fará o laudo médico para um diagnóstico preciso após o laudo médico, você terá o resultado do exame.

 

Tipos de tomografia computadorizada

 

O tipo de tomografia computadorizada que seu médico solicitará dependerá da área do corpo que deseja avaliar.  Veja, a seguir, os principais tipos de exame:

 

  • Tomografia computadorizada do abdômen:  durante uma tomografia computadorizada abdominal, a máquina captura imagens dos órgãos do trato digestivo, como intestinos, cólon, fígado, baço e apêndice. Um médico pode solicitar uma varredura do abdômen para detectar abscessos na área, descobrir sangramento interno ou identificar e diagnosticar tumores, como os do cólon.

 

  • Tomografia computadorizada óssea:  embora um raio-x possa detectar uma fratura ou outro problema com os ossos, a TC pode fornecer mais informações a um médico, que geralmente solicita se os resultados de um raio-x tradicional forem inconclusivos. Uma tomografia computadorizada também fornecerá uma imagem mais clara dos tecidos moles próximos aos ossos, como tendões e músculos, além de ajudar a diagnosticar câncer ósseo.

 

  • Tomografia do crânio:  um médico pode solicitar uma TC de crânio  para um paciente que está com dores de cabeça ou tonturas inexplicáveis. O procedimento também pode ajudar a diagnosticar tumores cerebrais ou derrames. Uma tomografia computadorizada da cabeça captura imagens do cérebro e de outras áreas como os seios da face. Pacientes com problemas de sinusite podem se beneficiar desse tipo de TC para determinar se há inflamação contínua na área.

 

  • Tomografia computadorizada de tórax/pulmões:  uma TC de tórax pode fornecer imagens detalhadas dos pulmões de uma pessoa. Os médicos podem solicitar o exame se um paciente se queixar de dificuldade para respirar ou de dor no peito. As imagens podem ajudar no diagnóstico de doenças como câncer de pulmão, pneumonia, tuberculose ou excesso de líquido nos pulmões.

 

  • TC cardíaca:  uma tomografia computadorizada cardíaca também tira fotos da área do tórax. No entanto, o foco não está nos pulmões, mas no coração do paciente. Um médico pode solicitar uma TC cardíaca para detectar problemas com a aorta, válvulas cardíacas e outras artérias ou para acompanhar os resultados de um procedimento, como a cirurgia de revascularização do miocárdio.

 

  • TC do pescoço:  uma tomografia computadorizada do pescoço normalmente captura imagens da área da base do crânio até o topo dos pulmões. A varredura pode detectar e diagnosticar tumores ou massas no pescoço, na língua, nas cordas vocais ou nas vias aéreas superiores. Um médico também pode detectar crescimentos ou anormalidades na glândula tireoide ou problemas com a artéria carótida com esse exame.

 

  • Tomografia computadorizada pélvica:  uma tomografia computadorizada pélvica tirará fotos da área dentro do corpo entre os ossos do quadril. Pode ajudar a diagnosticar problemas com os sistemas reprodutivos masculinos ou femininos ou identificar problemas na bexiga, como cálculos ou tumores.

 

  • Tomografia computadorizada dos rins:  um motivo comum para uma TC dos rins é detectar e confirmar a presença de cálculos renais. A varredura também pode ajudar a identificar tumores, abscessos e sinais de doença renal.

 

  • Tomografia computadorizada da coluna vertebral:  a TC da coluna vertebral captura imagens da estrutura óssea, os discos entre os ossos e os tecidos moles da coluna vertebral. Uma tomografia computadorizada da coluna pode ajudar o médico a avaliar lesões na área e diagnosticar hérnias de disco. Em alguns casos, pode-se usar uma tomografia computadorizada espinhal para verificar a perda óssea na área como resultado da osteoporose. Uma tomografia computadorizada da coluna também pode ajudar durante uma biópsia ou outro procedimento.

 

  • Tomografia com contraste: alguns tipos de tomografia computadorizada exigem o uso de um produto químico especial chamado contraste, que ajuda a facilitar a visualização dos tecidos moles nas imagens. Seu médico irá informá-lo se o seu exame necessita dessa substância ou não. Como poucas pessoas são alérgicas aos ingredientes comumente usados em contraste, é importante falar sobre possíveis alergias para o médico que solicita o exame. Na clínica de imagem, uma colaboradora enfermeira  fará uma entrevista com um questionário avaliando as condições do paciente antes dele realizar o exame e  passará todas as instruções para a realização do exame.

 

Agende sua tomografia computadorizada em Salvador

 

Se você precisa realizar uma TC na capital baiana, saiba que a Clínica Ponto Alto Imagem dispõe de tecnologias de última geração, médicos radiologistas renomados para um laudo com credibilidade e uma equipe de profissionais altamente capacitados para lhe atender de forma humanizada e acolhedora.

 

A tomografia computadorizada pode ser realizada no horário mais adequado à sua rotina, e você pode contar com excelentes preços, condições de pagamento e diversos planos de saúde.

 

A clínica tem como missão garantir qualidade em todos os procedimentos  que realiza e promover acesso à medicina de ponta a todos os pacientes que necessitam de exames de diagnósticos por imagem.

 

Para agendar sua tomografia em Salvador na Clínica Ponto Alto Imagem, entre em contato pelo Whatsapp  (71)99975-4002  ou ligue (71) 3017-5831.