Blog

favicon
Dor nas juntas

Dor nas articulações: quais exames realizar?

O desconforto nas articulações, conhecido popularmente como “dor nas juntas”, pode ser definido como uma sensação incômoda nas áreas do corpo onde os ossos se encontram. Geralmente, o problema afeta os ombros, cotovelos, mãos, quadris, joelhos e coluna.

Ao experimentar dor nas articulações, muitos pacientes se queixam de rigidez e latejamento na área afetada. Estes sintomas podem limitar a capacidade da pessoa de realizar tarefas básicas, além de prejudicar consideravelmente sua qualidade de vida.

Por isso, ao primeiro sinal de dor nas articulações, o ideal é realizar exames de diagnóstico para descobrir as causas do problema. Descubra, a seguir, as principais doenças que podem desencadear dores nas juntas:

 

1- Reumatismo

O reumatismo é um conjunto de enfermidades que provocam dores e inflamações nas articulações. De modo geral, as doenças reumáticas também afetam os músculos, ligamentos e tendões, causando diversos sintomas incômodos que  interferem no bem-estar do paciente.

O termo “reumatismo” pode ser atribuído a mais de 200 patologias, entre elas a fibromialgia, a artrite e a artrose. Embora tais doenças ocorram com mais frequência em pessoas idosas, elas podem acometer pacientes de qualquer idade.

As causas do reumatismo estão relacionadas ao desgaste dos tecidos, que ocorre naturalmente com o avanço da idade. Entretanto, em alguns pacientes, a enfermidade pode ser resultante de falhas no sistema imunológico ou fatores hereditários. 

 

2- Artrite

As duas principais formas de artrite são a osteoartrite e a artrite reumatóide e ambas podem causar dores severas nas articulações.

De acordo com o American College of Rheumatology, a osteoartrite é mais comum em adultos com mais de 40 anos. Ela progride lentamente e tende a afetar articulações comumente usadas como: pulsos, mãos, quadris e joelhos.

A dor provocada pela osteoartrite resulta de uma ruptura da cartilagem que serve como almofada e amortecedor para as articulações.

A segunda forma de artrite é a artrite reumatóide. De acordo com a Arthritis Foundation, esse problema afeta mais frequentemente as mulheres do que os homens, podendo deformar e debilitar as articulações ao longo do tempo.

A artrite reumatóide causa dor, inflamação e acúmulo de líquido nas áreas de junção dos ossos à medida que o sistema imunológico do corpo ataca a membrana que reveste as articulações.

3- Artrose

A artrose é uma enfermidade degenerativa que atinge as cartilagens, isto é, os tecidos protetores das articulações. Devido ao desgaste nessas estruturas, ocorre um aumento do atrito entre os ossos, gerando dores, desconfortos, inflamações e até deformações que dificultam ou impossibilitam os movimentos.

Comumente relacionada ao envelhecimento, a artrose afeta sobretudo as articulações de carga, ou seja, aquelas que suportam mais peso como coluna, quadril, joelhos e pés.

Pesquisas quantitativas indicam que 6% da população acima dos 30 anos já apresenta sintomas de artrose no joelho. Após os 45 anos, os casos sobem para 28%, sendo que 16% destes pacientes experimentam dor e ou limitação motora. Fatores como obesidade e prática excessiva de atividades físicas aumentam os riscos de desenvolvimento da doença.

Quais exames realizar ao sentir dores nas articulações?

Se você tem experimentado sintomas incômodos nas articulações, o ideal é realizar exames de imagem como radiografia e ressonância magnética, que permitem obter um diagnóstico apurado sobre o problema. Evidentemente, esses exames deverão ser solicitados por um médico ortopedista ou reumatologista, que analisará as imagens para descobrir qual patologia está causando as dores e desconfortos.

Ao identificar o problema, o médico recomendará o tratamento mais adequado de acordo com as particularidades do caso.  É possível que a conduta terapêutica inclua medicamentos para alívio das dores e inflamações, fisioterapia e mudanças de hábitos que visam recuperar a funcionalidade das articulações e elevar o bem-estar do paciente.

Onde realizar os exames?

Se você busca uma clínica de imagem em Salvador, saiba que a Clínica Ponto Alto Imagem dispõe de tecnologias de última geração para realização de exames de diagnóstico. São vários aparelhos que permitem realizar radiografia, ressonância magnética, ultrassom e outros exames essenciais para a manutenção da saúde.

Localizada em uma área privilegiada da capital baiana, a Clínica Ponto Alto Imagem destaca-se por suas instalações modernas e acolhedoras, com equipe médica e de colaboradores preparados para oferecer atendimento baseado nos padrões de excelência técnico-científica.

Para agendar seus exames, entre em contato pelo WhatsApp (71)99975-4002  ou ligue (71) 3017-5831.