Blog

favicon
Sintomas de má circulação

5 sinais de má circulação: como o USG com Doppler pode ajudar a avaliar a condição

O sistema circulatório é responsável por enviar sangue, oxigênio e nutrientes para todo o organismo. Quando o fluxo sanguíneo para uma parte específica do corpo se torna reduzido, você pode experimentar os sintomas de má circulação. O problema afeta principalmente as pernas e braços, embora possa ocorrer em outras regiões do corpo.

De modo geral, a má circulação é resultante de outros desequilíbrios na saúde como obesidade, diabetes, distúrbios cardíacos ou arteriais. Acompanhe as próximas informações e descubra os principais sintomas da má circulação:

1- Sensação de formigamento ou dormência

Quando falta sangue em alguma parte do corpo, é comum experimentar uma sensação estranha, como se milhares de pequenos insetos estivessem picando a pele. Esses episódios são chamados de formigamento e podem ser bastante incômodos. Em alguns casos, porém, a pessoa perde a sensibilidade na região afetada pela má circulação, experimentando uma “dormência” temporária.

2- Dores nas pernas

Quando este sintoma não é decorrente de um esforço físico, é provável que exista  algum comprometimento no sistema circulatório. Nessas circunstâncias, a sensação de dor nas pernas pode estar relacionada  a varizes e insuficiência venosa crônica.

Mais especificamente, o problema é causado porque as veias não conseguem fazer com que o sangue retorne ao coração. Assim, o fluxo sanguíneo acaba voltando para as pernas e se acumulando nas veias, o que causa inflamação nos tecidos e, consequentemente, dores nas pernas.

3- Inchaço

Quando uma região do corpo fica inchada sem motivo aparente e de forma frequente, é comum existir algum problema circulatório. No caso de varizes, por exemplo, o inchaço acontece porque o sangue retorna em pouca quantidade para o coração, originando assim o acúmulo de líquido nas pernas.

4- Cansaço e peso nas pernas

Sentir as pernas cansadas e pesadas é outro sintoma típico de problemas de circulação. Sobretudo quando você inicia uma atividade de rotina e logo experimenta um cansaço incomum sem um grande esforço físico envolvido. Nesses casos, é provável que exista algum distúrbio venoso que esteja prejudicando o fluxo sanguíneo.

5- Alteração na cor da pele

Pessoas com má circulação podem notar uma coloração pálida ou arroxeada nos membros inferiores depois de passarem muito tempo sentadas ou de pé.  Isso acontece porque a redução do fluxo sanguíneo faz com que as extremidades do corpo fiquem mais frias, perdendo assim sua tonalidade natural.

O que fazer ao experimentar sintomas de má circulação?

 

Ao sentir dores nas pernas, formigamento, dormência ou qualquer outro sintoma que indique um problema de circulação, procure um médico angiologista. Somente um especialista poderá realizar o diagnóstico adequado e sugerir o melhor tratamento conforme as particularidades do caso.

 

Ultrassom com doppler: a solução para investigar as causas da má circulação

 

O ultrassom com doppler é um exame de imagem que permite avaliar o fluxo de sangue das artérias e veias em uma determinada região do corpo. O procedimento pode ser solicitado pelo médico para averiguar os casos de má circulação e descobrir as causas do problema.

Através do ultrassom com doppler é possível diagnosticar doenças vasculares como varizes, tromboses, estenose, aneurismas, entre outras condições.  Na prática, o exame é feito por meio de um aparelho que emite ondas sonoras de alta frequência capazes de gerar imagens do fluxo sanguíneo em tempo real.

Trata-se de um método simples, seguro e indolor, que não utiliza radiação, nem contraste, podendo ser aplicado até mesmo em gestantes. 

 

Clínica Ponto Alto Imagem: referência em exames de diagnóstico

 

Se você sofre de má circulação sanguínea e necessita realizar o ultrassom com doppler, entre em contato com a Clínica Ponto Alto Imagem, que dispõe de tecnologias de última geração para realização deste e outros exames.

 

Além de contar com aparelhos ultramodernos, a Clínica Ponto Alto Imagem possui uma equipe altamente qualificada para te atender de forma acolhedora e humanizada, sempre prezando pela sua satisfação e bem-estar.

 

O exame de ultrassom com doppler é disponibilizado por um preço acessível e condições de pagamento facilitadas. Para sua maior comodidade, você poderá agendar o exame no horário que melhor se encaixa em sua rotina.

 

Para saber mais, entre em contato pelo WhatsApp (71) 99975-4002 ou ligue (71) 3017- 5831.