Blog

favicon
Pré-natal: conheça os principais tipos de ultrassonografias gestacionais

Quais ultrassonografias a gestante deve fazer?

As ultrassonografias gestacionais são exames que permitem ao médico obstetra acompanhar o desenvolvimento e a saúde do bebê e da gestante para avaliar e antecipar-se a eventuais complicações que possam ocorrer durante a gravidez.  

De modo geral, os procedimentos de ultrassom devem ser realizados em diferentes fases da gestação, sendo, portanto, exames fundamentais para o pré-natal. Para te ajudar a descobrir quais são as principais ultrassonografias indicadas para gestantes, preparamos esse artigo explicativo. Acompanhe:

 

Como funciona o ultrassom gestacional?

 

A ultrassonografia é um exame totalmente indolor e seguro, realizado a partir da emissão de ondas sonoras de alta frequência. Quando alcançam o útero, essas ondas geram reflexões em forma de imagens que permitem avaliar a idade gestacional, morfologia, quantidade de líquido amniótico, batimento cardíaco  e a evolução do feto.

A realização da ultrassonografia é bem simples: o médico radiologista passa um gel na barriga e deslizará o transdutor para obter as imagens de diferentes ângulos.

Nas gestações de baixo risco em geral são realizadas de  quatro a cinco ultrassonografias ao longo dos nove meses. À medida que a gestação avança, é possível ver cada vez mais detalhes do bebê como peso, tamanho da circunferência abdominal, circunferência cefálica, tamanho do femur (osso da perna), sexo e outras características. 

 

Quais são os tipos de ultrassom gestacional?

 

Ultrassom transvaginal

Também chamado de ultrassom endovaginal ou intravaginal, esse exame é realizado a partir da inserção do transdutor no canal vaginal. Normalmente é realizado esse ultrassom no primeiro trimestre, no início da gestação pois o feto é bem pequeno, objetivo é determinar o tempo da gestação da forma mais precisa possível.

Ao definir a idade gestacional, é possível avaliar o crescimento do bebê adequadamente, além de estimar a provável data do parto. 

O ultrassom transvaginal também permite descobrir se a gestação é única ou gemelar. Vale ressaltar, porém, que o exame só pode ser feito a partir da 5ª semana.  

 

Ultrassom morfológico

Este exame é realizado com o transdutor sobre a barriga da gestante. Seu objetivo é avaliar a anatomia e morfologia do bebê, de modo a detectar e eliminar a possibilidade de síndromes como a Síndrome de Down, anomalias cromossômicas, malformações e avaliação das estruturas internas.

Além disso, é no ultrassom morfológico que o médico consegue, quase sempre, visualizar o sexo do bebê. Ele pode ser feito entre o quinto e o sexto mês de gestação, mais especificamente entre a 20ª e 24ª semana.

 

Outros tipos de ultrassom gestacional

Em gestações de alto risco, é comum que o médico obstetra solicite ultrassonografias complementares com detalhes na área que ele precisa avaliar, que permitam realizar uma revisão sistemática, com a avaliação algumas vezes através de ultrassom com doppler colorido quando solicitado é realizado no terceiro trimestre de gestação, entre 32ª e 36ª semanas, o Ultrassom com Doppler é um dos mais completos. O exame avalia a oxigenação, os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea entre o bebê e a placenta e desta com a mãe, assim como o desenvolvimento fetal.

Já os ultrassons 3D e 4D são considerados exames complementares. Devido à excelente qualidade das imagens geradas, eles permitem averiguar a existência de malformações no rosto, como a fenda labial. Geralmente, esses exames devem ser realizados após a 34ª semana, entre o oitavo e nono mês de gestação.

 

Realizando as ultrassonografias gestacionais em Salvador

 

Se o seu médico obstetra solicitou algum ultrassom gestacional, fique tranquila. Na Clínica Ponto Alto Imagem você consegue realizar esses e outros exames fundamentais para o acompanhamento da sua gestação.

Além de dispor de tecnologias de última geração para realização de ultrassonografias, a Clínica Ponto Alto Imagem oferece um atendimento de excelência: profissional, humanizado e acolhedor, totalmente orientado para a saúde, bem-estar e comodidade da paciente.

E mais: os exames podem ser feitos através de convênio ou particular. Para saber mais, entre em contato com a central de marcação (71) 3017-5831 ou através do Whatsapp (71) 99975-4002.