Blog

favicon
Biópsia de Próstata

Orientações para a Biopsia de Próstata

 

Você sabe quais são as orientações para realização da Biopsia de Próstata?

A biopsia de próstata também é chamada de:

 

Biópsia próstata em sextantes

Biópsia trans retal próstata

Biópsia transretal próstata randomizada

Biópsia transretal próstata guiada por ultrassonografia.

 

A biópsia de próstata é um procedimento que remove pequenas amostras e fragmentos do tecido da próstata. Esse procedimento é essencial para diagnosticar a presença do câncer de próstata e é solicitado pelo médico urologista.

Veja abaixo as quais são as orientações necessárias para a realização da biopsia de próstata:

 

ORIENTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA A REALIZAÇÃO DO PROCEDIMENTO:

 

I – Informações sobre o procedimento:

O procedimento consiste na obtenção de pequenos fragmentos da próstata, por via endorretal, guiado por ultrassonografia.

O exame deve ser realizado com anestesia. Há necessidade do pedido médico de anestesia e do agendamento prévio da mesma.

II – Critérios de realização

Este exame é realizado somente com solicitação médica. No dia do exame, o cliente deve comparecer acompanhado.

No caso de clientes com menos de 18 anos, o acompanhante deverá ser um responsável legal. Devem ser apresentados todos os resultados anteriores relacionados à próstata e resultado do exame de Coagulograma recente (realizado nos últimos 60 dias).

III – Preparo:

No dia do exame realizar jejum absoluto de 08 à 12 horas (não ingerir líquidos)

Cerca de duas horas antes da biópsia, é necessário proceder à limpeza do intestino baixo, o retossigmoide, com o uso de uma bisnaga de Phosfoenema, que deve ser adquirida em qualquer farmácia e aplicada por via retal, de acordo com as instruções contidas na embalagem do produto.

Caso tenha Hipertensão, esse medicamento não é indicado, neste caso substituir Phosfoenema por Supositórios de Glicerina.

O objetivo de tal etapa é limpar o retossigmoide dos resíduos fecais habitualmente presentes nessa porção do intestino. Este preparo deve ser realizado na residência, já que o produto não causa dores abdominais importantes nem um efeito retardado que poderia impossibilitar o trânsito do cliente.

 

Em caso de dúvidas sobre o preparo ou necessidade de esclarecimentos adicionais, o cliente pode entrar em contato com a Central de Atendimento da clínica. Medicamentos anticoagulantes, como varfarina (Marevan, Coumadin) e antiagregantes plaquetários, a exemplo de ácido acetilsalicílico (Aspirina, AAS, Melhoral, Bufferin, etc.), clopidogrel (Plavix), Ticlopidina (Ticlid) e gingko biloba, devem ser suspensos sete dias antes do exame, com o consentimento e a supervisão do médico que solicitou a biópsia.

No dia do exame, o cliente deve apresentar o consentimento por escrito da suspensão dessas medicações. Caso não seja possível a interrupção do uso de tais fármacos, é aconselhável realizar o procedimento em ambiente hospitalar.

O cliente deve chegar 01 hora antes do horário agendado para abertura de ficha e procedimento que antecede a realização do exame.

 

O exame exige o uso de antibiótico profilático e para tal utilizaremos Rocefin (Ceftriaxona) 2g EV 30 minutos antes da biópsia – dose única. – Caso seja prescrito outro esquema de antibiótico profilático favor seguir orientação do médico solicitante do exame. – Caso exista qualquer histórico de reação adversa ao uso de Rocefin (Ceftriaxona) e o médico solicitante do exame não prescreveu nenhum medicamento, favor entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente para maiores informações.

IV – Cuidados após o exame:

O cliente não pode ir embora dirigindo, sendo obrigatória a presença de um acompanhante.

V – Possíveis complicações:

Infecção: como o exame é realizado através do reto, há possibilidade de contaminação da próstata. Para diminuir esta possibilidade, o cliente receberá um antibiótico no início do exame. Entretanto, mesmo com o uso preventivo do antibiótico, existe uma chance muito pequena de ocorrer infecção local. – Sangramento: é comum haver pequenos sangramentos pelo reto, urina e esperma nos dias subseqüentes à biópsia. Hemorragias importantes são raras.

VI – Observação:

– Neste exame, além do procedimento de biópsia, é realizada a análise do material biopsiado, ou seja, dos exames anatomopatológicos. Em caso de atendimento por plano de saúde, é necessário apresentar a solicitação médica de biópsia guiada por ultrassom, anatomopatológicos e anestesia.

 

 

O seu médico solicitou a realização da Biopsia de Próstata?

 

Realize seu procedimento com todo o cuidado, profissionalismo e humanização da equipe da Clínica Ponto Alto Imagem.

Através da nossa central de marcação (71) 3017-5831 ou através do zap (71) 99975-4002.