Blog

favicon
Ressonância Magnética

Clínica de ressonância magnética Salvador: como escolher?

Muitos pacientes que procuram uma clínica de ressonância magnética em Salvador e chegam até nós, não sabem exatamente como funciona esse exame de imagem e temem ser um procedimento desconfortável.

O exame da ressonância não causa nenhuma dor e não tem radiação, porém algumas pessoas podem ter claustrofobia de estar no aparelho que realiza a análise por ele ser um tubo de tamanho imponente e apresentar alguns ruídos durante a sessão. Por isso uma equipe preparada, humanizada e qualificada faz a diferença na hora da realização do exame.

Caso o paciente tenha fobia para a realização do exame, a boa notícia é que dispomos de uma equipe preparada para lidar com pacientes que tem essa sensibilidade. O médico solicitante do exame de Ressonância Magnética pode solicitar a aplicação de sedação na requisição médica para os pacientes que sofrem com claustrofobia conseguirem realizar o exame. Dispomos do exame de Ressonância Magnética sob sedação que é realizado com o acompanhamento de um médico anestesista para a realização do exame.

Para esclarecer o que é, para que serve, como funciona, quais planos de saúde aceitamos e outras informações sobre este assunto, reunimos suas principais dúvidas e respostas. Veja a seguir!

O que é ressonância magnética?

A ressonância magnética (RM) é um exame de diagnóstico por imagem que analisa detalhadamente o corpo humano por meio da junção de um campo eletromagnético e ondas de radiofrequência. Sua indicação pode ser feita por médicos de quaisquer especialidades e é requisitada quando se precisa validar um diagnóstico de anormalidades ou doenças que não são reconhecidas em outros exames de imagem.

O registro das imagens dos órgãos é feito pelo alto campo magnético do aparelho, no qual as moléculas de hidrogênio do corpo humano ficam alinhadas a esse campo — como se fosse um imã — e o equipamento emite ondas radiofrequência que transferem a informação e as imagens para o computador.

Qual o valor de uma ressonância magnética em Salvador?

A ressonância é um dos exames de imagens que tem o preço um pouco mais elevado que os demais de sua categoria, devido à  tecnologia da aparelhagem empregada no procedimento, seu custo de manutenção e à especialização da equipe envolvida. Em contrapartida, a precisão e a qualidade do material registrado é de grande valor para um diagnóstico preciso e mais ágil do que se fosse utilizado outro método.

Em uma clínica de ressonância magnética em Salvador, o valor varia de acordo com a área do corpo que será examinada e com a localização da clínica de imagem.

Como fazer ressonância magnética pelo plano de saúde?

Os planos de saúde são obrigados a oferecer o exame de ressonância magnética, mas não em todas as suas modalidades de cobertura. Essa é uma informação presente no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde (ANS) que define “a lista dos procedimentos, exames e tratamentos com cobertura obrigatória pelos planos de saúde, conforme a segmentação assistencial do plano”.

É possível ter essa informação direto com a clínica credenciada ou com a empresa do plano de saúde contratado ou acessando a página “Verificar cobertura de plano”, no site da ANS.

Quanto tempo demora o exame de ressonância magnética?

A duração mínima desse exame de imagem dura em média de 15 a 30 minutos, mas pode levar mais de uma hora, a depender da região do corpo a ser observada. É importante que o paciente não se mexa durante a execução para não precisar repetir novamente e interferir no tempo da realização do exame.

O uso do contraste endovenoso (uma substância líquida que é injetada na veia para realçar a visibilidade de estruturas anatômicas e de lesões) pode ser necessário, o contraste é manuseado pela enfermeira após uma entrevista com o paciente. Muitas vezes não precisa de contraste, contudo quem define isso é exclusivamente o médico.

O que pode ser detectado na ressonância magnética?

A ressonância pode ser utilizada para detectar alterações em todo o corpo. Algumas das patologias que esse exame auxilia no diagnóstico são:

  • doenças ortopédicas, neurológicas, cardíacas;
  • tumores benignos e malignos;
  • infecções diversas;
  • câncer;
  • esclerose múltipla;
  • fraturas e lesões musculares;
  • doenças abdominais e cervicais.
  • hemorragias cerebrais;
  • doença de Parkinson;
  • edema cerebral;
  • acidente vascular cerebral (AVC);
  • doença de Alzheimer;
  • doença de Parkinson;
  • malformações;
  • epilepsia.

O exame RM tem contraindicação?

Por ter um grande campo magnético, o tubo da ressonância funciona como um forte imã, então apesar de não ter radiação, a ressonância funciona como uma espécie de ímã, razão pela qual as pessoas que têm metais no corpo devem tomar cuidado. A atração entre o ímã da RM e o metal pode causar incômodo ou até mesmo lesão.

Não são indicados para usuários de marca-passo, de aparelho auditivo, entre outros implantes e próteses metálicas. O uso de roupas e acessórios com metal em sua composição é proibido também.

Como escolher uma boa clínica de imagem?

A dica para escolher uma boa clínica de imagem para realizar uma ressonância magnética ou outros exames da modalidade é estabelecer critérios essenciais para que tudo seja realizado com praticidade e qualidade. O médico solicitante busca indicar clínicas reconhecidas no mercado, com médicos radiologista para laudos de credibilidade e imagens de qualidade. Isso inclui ter:

  • equipamentos de tecnologia moderna;
  • local de fácil acesso;
  • médicos especializados;
  • atendimento ágil e humanizado em todo o processo;
  • diversos meios de pagamento;
  • infraestrutura confortável;
  • visualização de resultados via internet.

 

Agora que você já está bem informado sobre esse exame de imagem, entende sobre sua importância, saiba que a Clínica Ponto Alto Imagem é uma clínica de ressonância magnética em Salvador que tem um ótimo custo-benefício e diversos planos de saúde para melhor lhe atender. Nossa infraestrutura moderna conta com aparelhos de última geração, atendimento humanizado, radiologistas renomados e profissionais especializados.

 

Quer saber mais? Confira nossa cartela de convênios e o valor exato para o seu exame através da nossa central de atendimento, no telefone (71) 3017-5831 ou WhatsApp (71) 9 9975-4002.