Blog

favicon
Densitometria TOPO BLOG

Densitometria Óssea em Salvador: como é feita, para que serve e onde realizar

A densitometria óssea examina o grau de perda de massa óssea do seu corpo. Essa avaliação é importante porque, a depender do resultado, pode indicar um estágio inicial ou avançado de osteopenia ou osteoporose.

Nesse artigo você vai descobrir:

– Como é feito o exame
– Para que serve
– Quais as vantagens desse tipo de avaliação
– Onde realizar o exame de densitometria óssea em Salvador com segurança

Acompanhe!

Como é feita a densitometria óssea 


A densitometria óssea é um exame guiado por um mecanismo que utiliza radiação ionizante para obter imagens dos ossos.

Entretanto, há uma diferença para as radiografias comuns: a densitometria óssea utiliza uma quantidade bem menor de raios X em virtude de uma tecnologia embutida no equipamento.

Trata-se de uma técnica que possibilita uma observação minuciosa do tecido ósseo, captando imagens de vários ângulos e destacando as áreas que estão muito porosas ou enfraquecidas.

 

A densitometria é um exame de imagem muito simples: o paciente não precisa de preparos como jejum ou suspensão de medicamentos, basta que se apresente na clínica onde agendou o exame.

A partir daí, o exame será conduzido na sua realização por um técnico em radiologia. O paciente se deitará sobre uma mesa de exame parecida à de um raios X.

O aparelho de densitometria percorrerá a parte superior do corpo realizando a emissão da radiação ionizante e na parte inferior da mesa, os registros do exame são processados e os dados transferidos para o computador; normalmente de forma automática.

Pronto. Com isto, o seu médico especialista em radiologia terá acesso aos dados necessários para analisar de modo específico a perda de cálcio dos seus ossos e emitir um laudo diagnóstico.


Para que serve a densitometria óssea


Como vimos, além de ser imprescindível para determinar a massa óssea, a densitometria é também uma tecnologia chave indispensável para a avaliação da osteopenia  e osteoporose.

O exame deve ser realizado conforme orientação médica para prevenção do risco de fraturas espontâneas causadas pela osteoporose. Vale ressaltar a importância do monitoramento, ou seja, a realização do exame de maneira periódica para um tratamento adequado.

Apesar de serem úteis para verificar o estado de fratura vertebral, as radiografias não podem ser usadas para identificar os estágios iniciais da osteoporose. Por isso, a densitometria é tão relevante.


Vantagens da densitometria óssea


Os principais objetivos da avaliação por densitometria óssea é verificar se a densidade mineral óssea está normal, determinar o risco de fratura e obter um diagnóstico preciso da osteoporose ou osteopenia.

Esse exame é útil tanto para pessoas na terceira idade que com o enfraquecimento natural dos ossos pode desenvolver essas patologias acima citadas.

Isso porque os dados colhidos nos resultados da densidade mineral óssea, revelam a quantidade de cálcio presente nos ossos do paciente.

Os principais locais de fratura avaliados são, geralmente, a coluna lombar, a região proximal do fêmur, o terço distal do rádio e o quadril.

Por ser uma técnica central, que permite a verificação do estado de densidade óssea nos corpos vertebrais ou no fêmur proximal, a tecnologia da densitometria é vantajosa quando comparada às tecnologias periféricas. Estas fazem uma projeção não detalhada das alterações ósseas de modo que não possibilitam uma análise da densidade volumétrica real.

Desse modo, a densitometria revela até mesmo as pequenas perdas de massa óssea, tornando mais simples determinar um tratamento eficaz para o controle ou reversão do quadro do paciente.


Confira o que mais firma a densitometria como um grande avanço para a Medicina: 


– Uma tecnologia benéfica em termos de custo econômico social e com alto impacto na qualidade de vida do paciente
– Exame indolor e seguro
– Rápido, com duração máxima de 15 minutos
– Detecta de forma precoce a perda de espessura óssea e mineral
– Possibilita o diagnóstico por imagens, ou seja, sem intervenção, semelhante às dos raios X


Vantagens da densitometria óssea na Clínica Ponto Alto Imagem


Agora que você já conhece as vantagens da densitometria óssea, precisa conhecer os valiosos motivos para realizá-la aqui na Clínica Ponto Alto Imagem.

Reconhecemos que oferecer serviços de excelência para a população de Salvador e seu entorno é um grande diferencial e um compromisso que abraçamos ao fundar o nosso espaço.

Por isso, ao pensar nos seus exames de check-up e densitometria óssea, destacamos pontos importantes que você deve observar e, sem dúvidas, encontrará na nossa Clínica:

  • Equipamentos de última geração, rigor na garantia de qualidade dos exames
  • Médicos radiologistas renomados para um laudo de credibilidade
  • Profissionais com treinamento adequado para utilização do aparelho de densitometria  
  • Método diagnóstico validado que oferece excelente suporte para monitorar o tratamento 
  • Acolhimento, atendimento humanizado, ótima localização e atendimento facilitado por convênios ou a preços acessíveis 

Ficou alguma dúvida? Entre em contato conosco para obter um atendimento especialmente voltado à sua necessidade.

 

Precisa realizar um exame de densitometria? Clique aqui e fale conosco