Blog

favicon
Mamografia em Salvador

Mamografia digital: para que serve e onde fazer

O exame da mamografia digital em Salvador pode ser feito com mais tranquilidade, qualidade e comodidade do que você imagina. Esse exame de imagem faz parte da lista de  exames de diagnósticos por imagem oferecidos pela Clínica Ponto Alto Imagem e para ressaltar a sua importância, decidimos esclarecer neste artigo para quê ele serve, quais as vantagens, como é feito e o que tem de diferente em relação ao exame convencional.

 

A mamografia é um exame muito conhecido por mulheres na faixa de 40 anos pois trata-se do exame de imagem mais importante para detecção precoce do câncer de mama no estágio inicial. O tratamento é muito mais tranquilo e muito menos invasivo quando o tumor é detectado no estágio inicial podendo atingir índices de até 90% de cura, quando detectado nesse estágio. Segundo o médico DR Marco Barbosa Filho Mastologista da Clínica Ponto Alto, abaixo dos 40 anos o exame mais indicado é a Ultrassonografia das mamas, caso não tenha histórico de câncer de mama na família. 

 

Confira abaixo as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre esse assunto e como escolher uma clínica de imagem em Salvador. Continue a leitura!

O que é a mamografia digital?

É um exame de imagem das mamas obtido por meio de radiografia digital que tem a finalidade de detectar nódulos, lesões e tumores no tecido mamário — sejam essas alterações benignas ou malignas. Seu principal uso é para a prevenção do câncer de mama, já que é possível identificar precocemente a existência de minúsculos nódulos.

 

A mamografia é indicada para mulheres a partir de 40 anos. Em alguns casos, mulheres com mais de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama ou outros fatores de risco, pode ser recomendada a checagem anual desse exame. De qualquer forma, um médico deverá ser consultado para analisar a necessidade individual do paciente.

Quais as vantagens da mamografia digital?

Segundo a análise de incidência de câncer de mama no Brasil, realizada pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para o triênio de 2020 a 2022 é que 66.280 casos  aconteçam. É uma doença que se for identificada em seu estágio inicial há grandes chances de cura. O exame também tem outros benefícios, como:

  • detecção de alterações sutis nos seios, como lesões benignas;
  • diagnóstico mais certeiro e confiável;
  • realização rápida do procedimento;
  • menos tempo de exposição à radiação;
  • qualidade de alta definição das imagens geradas;
  • mais confortável que a mamografia convencional;
  • armazenamento seguro e digital.

Qual a diferença entre mamografia convencional e digital?

A mamografia convencional é aquela em que a radiografia é gerada de modo analógico, sem o uso do computador, mas sim por meio de um filme que processa as imagens após o raios-X passar pelas mamas. A radiação é capturada para esse filme e depois de revelada a imagem, o médico utiliza uma lupa para enxergar com mais amplitude os detalhes registrados. É o método mais comum e antigo, porém mais desconfortável que o digital.

 

Já na na mamografia digital o mamógrafo tem sensores que captam as imagens eletronicamente e enviam automaticamente para um programa de computador. Por se tratar de arquivo digital, é possível ampliá-las, modificar o ângulo de enquadramento ou melhorar o contraste para o radiologista visualizar melhor algum ponto. Seu diferencial é a qualidade da imagem, facilidade e segurança no armazenamento, assim como melhor precisão nos resultados.

Como é feito o exame de mamografia digital?

A técnica de radiologia acompanha e supervisiona a paciente durante a realização do exame. O mamógrafo — aparelho que realiza o exame das mamas — é composto por duas placas que comprimem os seios para realizar a sua vistoria interna detalhadamente. A paciente fica em pé em frente ao aparelho e deve se manter imóvel para que haja precisão no escaneamento.

 

Algumas mulheres sentem um leve incômodo durante a realização do exame, mas nada que cause dor intensa. Para não interferir na mamografia, desodorantes ou cosméticos não devem ser utilizados na região das mamas.

Onde fazer mamografia digital em Salvador?

Por ser um exame comum na saúde feminina, é possível fazer a mamografia nas unidades de saúde da rede pública e nas clínicas médicas e hospitais particulares. Você pode procurar por uma clínica que tenha uma localização acessível por diversos meios de transportes; com ampla diversidade de exames e especialidades; e que aceita diversas formas de pagamento (cartão de crédito e débito, plano de saúde ou convênio).

 

Aqui na Clínica Ponto Alto Imagem oferecemos tudo isso e você tem todo o conforto de ser atendido por uma equipe humanizada; médicos radiologistas com credibilidade para garantir um laudo médico de qualidade e confiança em todos os exames de diagnósticos por imagem; com tecnologia e infraestrutura moderna; e por um valor acessível.

 

Esclarecemos suas dúvidas? Recapitulando, realizar a mamografia digital em Salvador é fácil: é só escolher uma clínica de imagem que tenha atendimento humanizado, aparelhos com tecnologia de última geração, profissionais qualificados e preços que cabem no seu bolso. Insira a mamografia digital nos seus exames de rotina, sua saúde começa com prevenção. Conte com a gente. Nossas descobertas salvam vidas.

 

Falando em prevenção, indicamos um post para você verificar se está indo bem na sua rotina de autocuidado. Confira 10 dicas para ter uma vida saudável e até a próxima.