Blog

favicon
usg

Importância do Exame Transvaginal

O exame de ultrassom transvaginal deve ser realizado uma vez por ano com a solicitação médica de um ginecologista ou obstetra. Hoje em dia trata-se de um exame de rotina, que é realizado anualmente por mulheres de idades variadas,  o exame de ultrassom transvaginal é indolor e não tem radiação é um exame de imagem que permite uma análise e diagnóstico minucioso dos órgãos internos do sistema reprodutor feminino, tais como o útero e os ovários.

Pacientes menores de idade precisam estar acompanhadas de um responsável legal. Caso haja resultados anteriores, eles devem ser mostrados na data do exame a não que tenha sido realizado na mesma clínica.

Além disso, a realização do exame pode ser solicitado mediante a presença de alguns sintomas como: dor pélvica, sangramentos vaginais intensos, gravidez ectópica, investigação de infertilidade, verificação de cistos ou miomas uterinos e para observação e acompanhamento do DIU.

O ultrassom transvaginal deve ser realizado a pedido de um ginecologista ou obstetra. Durante a gestação, o exame é recomendado para acompanhar o início da gravidez, entre a 6ª e a 12ª semana.

Para maiores informações converse com sua médica ginecologista ou entre em contato conosco.